A chamada Economia Azul é resultante do equilíbrio entre a atividade econômica e a capacidade de longo prazo dos ecossistemas oceânicos para suportar essa atividade de forma saudável. Nela estão inseridas as atividades tradicionais como a pesca, a extração de petróleo e gás offshore, o transporte marítimo de carga e de passageiros, as instalações portuárias, as infraestruturas e obras marítimas, além da construção de diversos meios navais (o que inclui o turismo de cruzeiro, o esporte e lazer, a defesa, as plataformas, entre outros). Inclui, ainda, as atividades emergentes como as energias renováveis do oceano (eólica, ondas e marés), a biotecnologia marinha (biocombustíveis, recursos genéticos e farmacêuticos), a mineração em águas profundas e a defesa das áreas marítimas (soberania nacional, segurança de pessoas e de bens e a vigilância marítima), entre tantas outras.
De acordo com dados da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), a economia do mar é um mercado em grande expansão com potencial para movimentar cerca de US$ 3 trilhões e gerar mais de 40 milhões de empregos diretos. Além disso, ela pode ser equiparada ao setor agrícola, gerando mais riquezas do que outros países ao redor do mundo. Estima-se que cerca de 20% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro têm como origem riquezas geradas a partir do oceano e zonas costeiras.
O território brasileiro possui 8.500 km de costa e quase 5,7 milhões km² de área marítima repleto de biodiversidade e potencial para essa economia. Segundo Paulo Albuquerque, criador do Navall Show Brasil, hub da economia do mar que reúne feira e fórum, a Amazônia Azul tem muito a ganhar com a exploração sustentável do mar. Entretanto, o setor é dividido em segmentos, que pouco se enxergam, enfraquecendo as oportunidades de negócios e de crescimento da indústria."Uma iniciativa como a do hub, propõe conectar diversos e diferentes atores do setor na busca de inovação, promoção de financiamentos e geração de novos produtos e de novas oportunidades. Além do crescimento sustentável da indústria nacional, alinhados aos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) estabelecidas pela Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) ", ressaltou Paulo.
O tema estará em evidência na Navall Show Brasil - feira e fórum, que ocorrerá na cidade de Itajaí / Santa Catarina. Leia também em https://www.comprenautica.com.br/blog/saiba-o-que-e-economia-azul-e-os-impactos-que-ela-gera-no-oceano.html