Doze parceiros de oito países europeus se uniram para lançar o projeto All-DC-Ships de 10,2 milhões de Euros e criar um protótipo de navio funcional alimentado por sistemas elétricos.

O projeto é financiado pela Horizon Europe e iniciado em Bruxelas. Ele tem como objetivo avançar a eletrificação do transporte marítimo com uma arquitetura totalmente baseada em Corrente Contínua (DC), incluindo a rede secundária. Haverá desenvolvimentos em conversores de energia com componentes de banda larga, dispositivos de proteção de estado sólido e sistemas de gerenciamento de energia para melhor eficiência geral.

Os parceiros destacaram que, embora algumas embarcações já tenham incorporado redes primárias de Corrente Contínua (DC), suas redes secundárias permaneceram amplamente baseadas em soluções tradicionais de Corrente Alternada (AC). Ao integrar componentes avançados com conversores de energia e dispositivos de proteção existentes em redes primárias e secundárias, o projeto All-DC-Ships visa reduzir o risco de apagões devido a falhas, melhorando a confiabilidade geral do sistema de energia.

Embora muitos ainda permaneçam reativos, a proteção ambiental será o desafio dominante para a indústria marítima nos próximos anos, e deve ser alcançada mantendo os requisitos de segurança e níveis de custo. A Organização Marítima Internacional (IMO) estabeleceu uma meta de reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE) do transporte marítimo em pelo menos 20% até 2030. Sua estratégia revisada de 2023 define uma meta de emissões líquidas zero em navios até 2050.

A Navall Show Brasil segue de olho.

Deixe seu Comentário