A Bahiagás (BA) e a Copergás (PE) lançaram uma chamada pública coordenada para aquisição de biometano. As duas distribuidoras de gás natural estão em busca de contratos de fornecimento de até dez anos, com vigência a partir de 2027. As propostas comerciais devem ser apresentadas até 30 de setembro e a expectativa é que os contratos sejam assinados em novembro.
Biometano - O combustível possui composição semelhante à do gás natural e pode ser injetado na mesma rede já utilizada pelas distribuidoras. É derivado do biogás, por meio de um processo de purificação que reduz os teores de gás carbônico e água, e remove o gás sulfídrico. O resultado é um composto com mais de 90% de metano, possibilitando usos semelhantes ao do gás natural. O biogás, por sua vez, é produzido a partir de rejeitos orgânicos de atividades agropecuárias, industriais e do saneamento básico, através da decomposição por bactérias em biodigestores.
As previsões para o mercado de biogás no Brasil são promissoras, com potencial para gerar cerca de 800 mil empregos, atrair investimentos de R$ 120 milhões e reduzir em 640 milhões de toneladas as emissões de carbono.
A Navall Show Brasil - Tendências e Inovação - está de olho.