Dando ênfase à eficiência hidrodinâmica, a maior empresa de cruzeiros do mundo, a Carnival Corporation, diz que está promovendo maior eficiência de combustível para propulsão por meio de projetos de casco inovadores e novos hardwares e tecnologias, juntamente com testes de inspeção e limpeza por drones subaquáticos.

Isso é alcançado, diz a Carnival, por meio de estratégias complementares focadas em maximizar o desempenho hidrodinâmico e melhorar a manutenção contínua do casco, o que reduz o arrasto subaquático de um navio. Juntos, esses esforços reduzem o uso de combustível para cada navio e em toda a frota global da empresa, o que também reduz suas emissões gerais de gases de efeito estufa (GEE).

Os seguintes elementos melhoram cumulativamente a eficiência hidrodinâmica em toda a frota, reduzindo a potência propulsora e o combustível necessários para impulsionar os navios na água:

AUMENTANDO A EFICIÊNCIA HIDRODINÂMICA

Projetos de casco: Ao selecionar o projeto de casco ideal, a análise assistida por computador permite que os projetistas de navios e hélices executem centenas de milhares de simulações, identificando as melhores opções de projeto para diferentes condições de navegação.

Otimização do ajuste: o software é usado a bordo para otimizar o ajuste de uma embarcação transferindo água de lastro internamente para garantir que o navio opere continuamente na melhor configuração para eficiência propulsiva.

Podded Propellers: Mais de 40 navios na frota da empresa são equipados com unidades de propulsão podded de alta eficiência e direcionáveis ??em 360 graus, que são até 7% mais eficientes do que hélices convencionais. Esse número continuará a crescer à medida que novos navios com essa tecnologia forem adicionados à frota.

Air Lubrication Systems (ALS): Mais de 10% da frota da empresa já está equipada com essa tecnologia de ponta, que usa bolhas de ar para reduzir a resistência do navio conforme ele se move pela água, reduzindo o consumo de combustível propulsivo em 5% ou mais. Nos próximos três anos, mais 10 navios estão planejados para conversão ALS.

Inspeções de casco com drones: drones estão sendo testados para monitorar a condição dos revestimentos do casco, permitindo que a empresa otimize o tempo de limpeza do casco e gerencie o crescimento marinho e os detritos para manter a eficiência hidrodinâmica máxima.

Limpeza de casco por robô: A empresa está conduzindo testes com vários provedores de serviços que oferecem a próxima geração de limpadores de casco "robôs" de veículos operados remotamente (ROV). Os ROVs podem mapear o casco e acelerar o processo de limpeza, oferecendo oportunidades de melhoria contínua para velocidade, eficiência e qualidade de limpeza para se aproximar da meta de limpeza completa do casco durante uma única visita ao porto e limpeza eficiente sem danificar os revestimentos protetores do casco.

Tinta de casco de última geração: Novos revestimentos de casco inovadores com prevenção avançada de bioincrustação estão sendo testados continuamente nas operações globais da empresa para avaliar durabilidade, eficiência, longevidade e facilidade de aplicação.

Esse é um tema que a Navall Show Brasil quer dar amplo debate e ver o surgimento de novas soluções.

Deixe seu Comentário